O RECALL DA TOYOTA
“Esse pode se tornar o maior caso de irresponsabilidade do fabricante da história da indústria automotiva” (OESP-13/02/2010). Com essas palavras, Richard Crupp, professor da faculdade de direito da Universidade de Pepperdine do Sul da Califórnia, descreve o recall da Toyota envolvendo problemas na aceleração e nos freios de seus carros Toyota e Lexus.
Especialistas acreditam que esse será o maior caso envolvendo a indústria automotiva quanto ao valor a ser pago em indenizações. Estima-se que o montante ultrapasse os U$4 bilhões, se considerada a queda dos preços e do prêmio a ser pago pelas seguradoras em caso de acidentes.
Para se entender o que está acontecendo nesse mundo bilionário e de disputa acirrada de mercado, deve-se levar em consideração dois fatores. O primeiro é a ganância por lucros cada vez maiores e a segunda é a manutenção da reputação da marca a todo custo.
A ganância tem levado as empresas a otimizar, não somente os seus processos produtivos, mas também os financeiros, ou seja, há empresas lançando produtos no mercado em intervalos cada vez mais curto e outras emitindo notas ficais na mesma velocidade.
A Toyota é maior indústria automotiva do planeta e referência de produção enxuta, porém os problemas detectados não foram divulgados porque sendo renomada, a empresa não pode passar por tal situação, além de propagar o “SIX SIGMA” como metodologia eficaz para a detecção de não conformidades.
Quanto à reputação, empresas desse porte optam em ter os seus processos terceirizados. No início do século XX, as montadoras produziam quase todos os componentes de seus veículos, hoje, são os fornecedores que as abastecem com subconjuntos com garantia assegurada. Quando problemas iguais a esse acontecem, o recall se faz necessário, e assim, toda a economia do período pode desaparecer, caso o montante do processo seja elevado.
Essa tendência tem levado as empresas a extinguir o processo de inspeção e assim reduzir custos se recalls como esse não for utilizado.
Fernando Pereira
O que é o recall?
Recall é o procedimento adotado por fornecedores de bens e serviços, inclusive micro e pequenas empresas, quando um determinado produto ou serviço por eles produzido e que já esteja no mercado, apresentem riscos à vida ou à saúde de seus consumidores. Neste caso é obrigação do referido fornecedor proceder ao chamamento de todos os consumidores que adquiriram tal produto ou tomaram tal serviço para que seja realizado seu reparo ou substituição.
Este procedimento é uma obrigação estabelecida pelo artigo 10, parágrafo 1º da Lei nº 8.078/90: